الأحد، 1 مايو 2011


Coincidênciavem a ser uma concomitância de incidência que poderá ser previsível ou não,será previsível acaso o fator desencadeador das incidências dos eventos fáticossejam analisáveis; não o sendo, a coincidência será imprevisível. De outrolado, sob a óptica da intencionalidade, a coincidência será intencional quandoo conjunto das incidências relacionadas configurar-se em algo pretendido pelavontade humana, originariamente ou influenciada por outros fatos. De outrolado, a coincidência não será intencional quando o conjunto das incidências nãofor um resultado pretendido pela vontade humana. A vontade humana ainda poderáser desencadeada de duas formas, ou externamente, seriam as causas ambientaisque influenciariam na dinâmica de tudo que estivesse em certo ambiente; Ou avontade humana seria desencadeada internamente, seria a vontade influenciadapor fenômenos internos determinados pelas características naturais de cada um,e que por serem semelhantes dentre indivíduos da mesma espécie seriam capazesde produzir coincidências.

Anatureza das coincidências que se passará a analisar trata-se daquelaspassíveis de serem verificáveis que ocorrem no mundo dos fatosexteriorizando-se aos sentidos. Assim uma prévia análise da dinâmica doseventos fáticos far-se-á necessária.

Umevento fático poderá ocorrer ou por estar dentro de uma estrutura submetida poruma lógica de causa e efeito ou não. Ou o fato seria uma conseqüência de umasucessão de fatos ou seria um fato primordial, isolado. Para uma analise acercada causa de um fato, ou seja, do fator desencadeador do início de uma dinâmicadentro do mundo físico, deve-se fazer a distinção entre mundo físico e mundopsíquico.

Nomundo físico, os eventos ocorrem dentro de uma lógica de causa e efeito, portrás de um fato, há outro, que o desencadeou. Seguindo uma linha condutora parao seu ponto primordial, conseqüente e inevitavelmente chegaremos ao eventoprimordial que a física denomina de Big Bang. Todavia, dentro destamacroestrutura, há eventos cuja causa desencadeadora saem desta cadeia de fatosinterligados por esta linha causal. Alguns fatos são originárias, no sentido deprimordial, não decorrem de qualquer outro fato no sentido físico.

Umindivíduo que tenha perdido todo e qualquer contato com o mundo externo poderáagir e assim desencadear uma sucessão de fatos e esta dinâmica,consequentemente, será destacada da cadeia de eventos existente no ambientemacro. Trata-se de fenômenos compartimentalizados que se tratará mais adiante.

Umevento fático poderá ser um fenômeno originário ou decorrencial, sob o aspectofísico. Quando originário, deduz-se sê-lo isolado, independente, imprevisível.Sua imprevisibilidade decorre da impossibilidade de se extrair um padrão dofenômeno pela inexistência de ocorrências de mesma natureza. Todo o processo depadronização é uma tentativa de se conceituar um objeto antes de conhecê-lo,extraindo-se princípios de ocorrências fáticas similares. Assim, ocorrênciasfáticas similares fazem deduzir um fato desencadeador em comum. Ex: Toda vez quechove, haverá uma concomitância de incidência de indivíduos saindo para a ruapara recolher suas roupas que estarão estendidas no varal.

Esteevento fático não poderá ser definido como originário, pois decorre de um fatoamplo e que abrange, como fato desencadeador, inúmeros outros eventos.
Analisando-seeste exemplo verifica-se que há 4 naturezas de linhas causais

1.        --------------------------------
2.        §--------------------------------
3.        -----------------§----------------
4.        §§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Obs.: (§) leia-se fenômeno não físico; (-) leia-se fenômeno físico.


Naprimeira o traço representa fatos concatenados, onde o anterior é a causa doposterior (--);

Nasegunda, o símbolo § representa um fenômeno não físico e que será a causadesencadeadora para o evento fático posterior(§-);

Naterceira, o fato causará um fenômeno não físico que por4 sua vez desencadearáum evento fático (-§-);

Jána quarta, A linha de eventos de causa e efeito ocorrerão num plano não físico(§§).

Nocaso do big bang, este evento poderia ser um fenômeno físico originário oudecorrencial, desencadeado por outro fenômeno físico. Nossa atual incapacidadede analisarmos o fenômeno denominado de primordial torna não elucidada anatureza do Big Bang. Mas acaso tratasse-se de um evento realmente originário,não decorrente de qualquer outro fenômeno físico, então poderíamos cogitar apossibilidade destes fenômenos vir a ter a mesma natureza do fenômeno subjetivoque caracteriza os atos e fenômenos humanos.


Depoisde estabelecido estes parâmetros, passamos para a definição de um fatodecorrente de uma intenção e de um fato não decorrente de uma intenção humana.Um fato poderá ser previsível (--) ou (§-), por haver uma linha de causa eefeito, ou seja, há um fator desencadeador que permitirá definir o quando e oonde de sua ocorrência; Ou poderá ser imprevisível, por inexistir um fenômeno aser analisado e que permitirá antevê-lo (-), trata-se dos fenômenosprimordiais.

Assimestabelecido, o que se poderia definir como uma coincidência? No sentido amplo,o conceito de coincidência vem a ser uma concomitância simultânea ou não deincidência de fatos. Assim uma coincidência poderá ser previsível ou não. Seráprevisível quando possível analisar de alguma forma o fator desencadeador, oque fará supor tratar-se de fatos decorrenciais (não originários); Quandooriginários, não haverá qualquer fator desencadeador, o que tornará impossívelum pré-conceito do objeto, impossibilitando a verificação de um padrão. Ainexistência de padrão entre eventos semelhantes faz deduzir tratar-se de incidênciasde fatos onde inexiste entre si um fator desencadeador em comum e por isto anatureza desta coincidência seria a de uma coincidência imprevisível.

Nouniverso das relações humanas, muitos eventos terão seus fatoresdesencadeadores impossíveis de serem analisados, em virtude da inadequação datécnica empregada para tal, aumentando assim o conjunto de fatos imprevisíveis.Assim os fatos imprevisíveis podem ser classificados em duas naturezas,imprevisibilidade relativa ((?)-), que dependerá do estágio de desenvolvimentotécnico científico do homem; e imprevisibilidade absoluta (§-), em que seestará diante de um fenômeno genuinamente primordial, não decorrente dequalquer outro fato. Sob esta óptica, a definição de intenção humana poderá serrepresentada pelo conjunto de símbolos (-§), (§-), (§§) e (--). No primeiro caso,a vontade seria desencadeada por um evento externo (-§);
Nosegundo caso, uma vontade, sem qualquer influência externa, desencadearia umaação (§-); No terceiro caso, uma vontade poderia desencadear uma outra vontadesem qualquer repercussão no mundo exterior (§§); No quarto caso, um eventodesencadearia um outro evento sem qualquer influência da vontade (--).

Característicascompartimentalizadas em comum, entre elementos distintos, poderão produzirincidências concomitantes. Ex. O homem precisa alimentar-se, trata-se decaracterística comum dentre todos os homens, assim, esta característica irádesencadear fatos individualmente originados e que coincidirão com fatosoriginados da dinâmica individual de outros homens.

Entãoconcluo que uma coincidência decorrerá ou de um fator comum externo ou de umfator comum interno. Tanto num quanto no outro, a coincidência poderá serprevisível ou não, conforme seja possível analisar este fator desencadeador. Noprimeiro caso, no fator externo, será previsível se possível for analisar os fenômenosambientais nos quais os fatos coincidentes venham a ocorrer; No segundo, quandode um fator interno, compartimentalizado, ex: características humanas, entãoserá possível prever a coincidência na medida em que seja possível analisarestas características.
Outraquestão importante a cerca da coincidência vem a ser a reiteração das ocorrênciasda coincidência. Incidências concomitantes poderão reiterar, ex: João encontra com Pedro todos os dias aosair para trabalhar, pois ambos pegam o mesmo ônibus. Estas incidências concomitantespossuem um fator desencadeador em comum, ou seja, ambos possuemresponsabilidades que os obrigam deslocarem-se e para tal o ônibus é o único meioa eles disponível para tal. Assim esta coincidência é previsível, e a intençãoque desencadeio o comportamento é desencadeada por fatos e circunstânciasamplas que abrangem muitas pessoas além deles. Assim a reiteração destas incidênciasconcomitantes faz parte da natureza da dinâmica deste tipo de coincidência.
Deoutro lado, uma coincidência poderá ser impossível de se prever em virtude daimpossibilidade de analisar o fator desencadeador e assim pela impossibilidadede se extrair um padrão na ocorrência dos eventos. Um exemplo seria a da ocorrênciade uma seqüência de números na loteria. A reiteração de uma seqüência de númerosé impossível de se prever precisamente pela impossibilidade de se extrair umpadrão na reiteração das incidências dos eventos, sorteio de determinado número,trata-se de um evento aleatório.
Emconclusão, coincidência vem a ser uma concomitância de incidência que poderáser previsível ou não, será previsível acaso o fator desencadeador dasincidências dos eventos fáticos sejam analisáveis; não o sendo, a coincidênciaserá imprevisível. De outro lado, sob a óptica da intencionalidade, acoincidência será intencional quando o conjunto das incidências dos fatosrelacionados configurar-se em resultado pretendido pela vontade humana,originariamente ou influenciada por outros fatos (§-)(-§-).

Ex João quer que todos assistam a um determinado programa de televisãoonde ele aparece em determinado horário. Então ele pega o seu avião e despejaprodutos químicos que fará com que chova neste horário. Assim os indivíduoscoincidentemente irão resguardarem-se em suas casas e consequentemente irãoassistir a programação da televisão;

Deoutro lado, a coincidência não será intencional quando o conjunto dasincidências fáticas não for um resultado pretendido pela vontade humana.

Ex chova em determinado horário. Assim os indivíduos coincidentementeirão resguardarem-se em suas casas.

Avontade humana ainda poderá ser desencadeada de duas formas, ou externamente.Seriam as causas ambientais que influenciariam na dinâmica de tudo queestivesse em certo ambiente; ou interna que seria a vontade influenciada porfenômenos internos determinados pelas características naturais de cada um, eque por serem semelhantes dentre indivíduos da mesma espécie seriam capazes deproduzir coincidências.


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