Nossa sociedade influenciada pela ideologiacapitalista e pela relação de propriedade com os bens; pelo empenho no aumentodos lucros com a venda de combustível; e ainda pela necessidade de se gerarreceita pelo Estado com os impostos que a propriedade de veículos e suacirculação proporcionam, acaba por afastar os meios mais eficazes para asolução de grandes problemas típicos das grandes cidades.
Atualmente a frota de veículos tem crescido numaproporção inviável para o normal funcionamento da dinâmica dos centros urbanos.Uma mudança de mentalidade e cultura que faça com que abandonemos a necessidadede sermos proprietários de nossos instrumentos de locomoção poderá ser umamedida que não poderemos ignorar, num futuro próximo, em virtude do caos jáexistente.
O problema do número excessivo de veículosdesencadeia inúmeros outros problemas como o custo do consumo do caríssimocombustível, a poluição com todas as doenças decorrentes deste, a perda detempo, o congestionamento, etc. Políticas de popularização e aumento do serviçodo aluguel de veículos vêm a ser uma solução que, mais dia ou menos, terá queser cogitada, por este enorme aumento da frota, a cada dia que passa.
Induzir cultural e politicamente a aceitação destanova mentalidade na população trará benefícios para o meio ambiente e para a ocotidiano nas grandes cidades, pois desonerará os motoristas dos ônus dapropriedade de um veículo. Também, proporcionará a opção pelo automóvel quemelhor lhe sirva ao objetivo pretendido, como o deslocamento em curto trajetoou em longo. Imagineuma locação de veículo popularizada ao ponto de tornar-se corriqueiro alguémnum final de semana ligar para uma locadora e pedir que lhe deixe certo veículode marca tal, às xx horas, para que possa ir ao seu compromisso.
A solução é muito persuasiva, pois de máximaeficiência e racionalidade. Liberando recursos que normalmente seriamutilizados para pagarem impostos, mesmo que o veículo permaneça parado. Alémdisto, a depreciação do bem não seria suportada pelo locatário que se livrariadas perdas decorrentes da troca do bem.
Adiciono a estes pontos positivos, também, oafastamento das desigualdades econômicas advindas das soluções elitistas como asdos revezamentos pelos números de placas, já em vigor em grandes cidades doBrasil, e que estimula a venda de veículos, beneficiando quem tem condições deter mais de um automóvel para burlar este rodízio.
Apesar destes benefícios ao consumidor, estapossibilidade encontra um óbice de peso, pois ameaçará o lucro de quem vende ocombustível, das montadoras e revendedoras de automóveis. E ainda prejudicará areceita do Estado que não produz um parafuso para a montagem de cada veículoexistente, mas se beneficia com a obrigação de pagar impostos.
Assim, concluo e proponho que seja divulgada eincentivada, e até mesmo induzida politicamente a idéia da popularização eaumento do serviço de aluguel de veículos com medidas concretas tornando maisacessível e conveniente os serviços de aluguel de automóvel para que osproblemas atuais e futuros tenham, desde já, o início de uma solução eficaz comos evidentes benefícios para os trabalhadores, consumidores e para a sociedadecomo um todo.



0 التعليقات:
إرسال تعليق