الجمعة، 6 مايو 2011


Muitas vezes vemoscoisas erradas e diante disto ou fechamos os olhos ou nos calamos, pois nãosuportamos apreender fatos qualificáveis como imorais ou violentos. A razão desta apatia e inércia diante destes fatos pode estar na formação dos valores de nossa sociedade quandoincorporamos ao nosso senso comum condições estranhas ou impróprias àinteração normal do dia a dia, como a exigência decomprovação de fatos alegados. Outro motivo poderia estar na própria formação do caráter, ao longo do desenvolvimento das crianças, quando muitas vezes os pais as treinam a bloquear os sentidos, quando diante de fatos qualificáveis como inapropriados por serem imorais ou violentos.

Quanto à incapacidadede absorver fatos qualificáveis como imorais ou violentos, imagens da internet,televisivas violentas ou a própria violência do dia a dia relatado nos meios decomunicação, isto começa a se desenvolver desde a infância, quando diante deuma imagem chocante, envolvendo sexo ou violência, os pais tapam os olhos dosfilhos, ou, quando pronunciando palavras de baixo calão, são orientadas a nãorepetir tais palavras pois são consideradas “feias”.

Tudo aquilo que vemosno dia a dia, na televisão e que são considerados crimes são associáveis àpromiscuidade ou às coisas que se pode definir como “feias”. Ou seja, tudo quedeveria ser denunciado, divulgado para que a sociedade como um todo reaja, ou épromiscuo ou será classificado como “feio”. Trata-se de um excesso de zelo ealtamente nocivo para nossa sociedade proteger qualquer um daquilo que sejafato da vida, sendo elas promiscuas, violentas, etc. As pessoas sãonaturalmente constituídas para perceber o mundo em que vivem e reagir senecessário. Como reagir daquilo que não se vê?

Todavia, os valoreserigidos nos impõem que fechemos os olhos diante de certos fatos, que tapemosos ouvidos diante de certas palavras. Não por acaso, e consequentemente, gera-seum pacto social, segundo o qual, não se deve envolver em fatos que possamcomprometer, um pacto social que qualifica como imoral dedurar alguém ou, aindapior diante desta venda moral, que devemos nos omitir quanto a tudo aquilo queformos incapazes de comprovar.

A exigência decomprovação de fatos alegados seria subverter a ordem natural das coisas, ohomem primeiro percebe coisas que poderá entender ou não para logo apósdivulgá-las para seus iguais, este vem a ser o pressuposto de uma sociedadeintegrada. A necessidade de comprovação é uma exigência em uma determinada faseprocessual, quando o judiciário está atuando após ser provocado. A dinâmica deuma sociedade é algo mais amplo e que não caberia dentro de todos os prédios doJudiciário ou de todas as instituições juntas. A idéia de que se deve comprovaralgo para divulgar, dentro do senso comum ou da dinâmica normal do dia a dia deuma sociedade é o que faz com que estupradores torturem pessoas ingênuas pormuito tempo.

Na dinâmica normal deuma sociedade, os fenômenos sociológicos devem ter uma mínima intervenção paraque interesses divergentes coexistam de forma equilibrada, a sociedade é comoum rio que deve ser represado quando ultrapassa os limites da harmonia do todo.Uma atuação muito intensa de qualquer instituição na dinâmica da sociedadeengessa ou desvia os movimentos sociológicos.

Quando princípiostécnico-jurídicos interferem na dinâmica normal do dia a dia das pessoascria-se aí um fenômeno anômalo que interfere no livre desenvolvimento dasociedade. O que é da natureza do homem deve ser exercitado, e será contidoquando ultrapassar os limites da harmonia do todo, direta ou indiretamente,individualizadamente ou coletivamente. Subverter esta ordem seria o mesmo queachar que uma represa seria a razão de ser de um rio e não o contrário.

Em conclusão, a superproteçãode nossos filhos ou de qualquer indivíduo de fatos da vida, como tudo aquiloque compõe o nosso dia a dia, a pornografia, a violência e tudo consideradoimoral, os tornarão pessoas incapazes de lidar com a realidade em queinevitavelmente viverão ou vivem e acabarão por beneficiar todos aqueles quefazem todas as coisas erradas e que são os motivos de tudo de errado que há emnossa sociedade.  De outro lado, nãodevemos permitir que valores técnicos interfiram demasiadamente na dinâmica normalda sociedade para que os movimentos sociológicos não sejam engessados oudesviados.

0 التعليقات:

إرسال تعليق

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!