الاثنين، 13 سبتمبر 2010

As estruturas institucionais de apoio servem para viabilizar uma interferência ativa estabilizante na dinâmica da sociedade. Esta estrutura não é imprescindível, pois o seu objeto imediato poderá desenvolver sua atuação mesmo ausente qualquer apoio. Todavia a suspensão da atuação do agente político imporá ao desenvolvimento da sociedade uma dinâmica sem qualquer limitação a qualquer interesse que tenda a se impor.

As estruturas de apoio são as instalações físicas bem como os recursos físicos, humanos, tecnológicos e financeiros postos à disposição para dar suporte à atuação do agente político. Trata-se do meio não imprescindível mediato de interferência na dinâmica das relações entre os indivíduos integrantes de uma sociedade. Assim estas estruturas deverão impedir qualquer interferência na atuação legitima do agente político. Sua interferência na dinâmica da sociedade, sendo legitima, não deverá conhecer limitações ou obstáculos que seja passível de ser superados pela estrutura de apoio.

De outro lado, a finalidade desta estrutura não deverá ser desviada do interesse coletivo, pois a dicotomia individual/coletivo faz deduzir que, se a estrutura institucional, posta em ação, não atende a interesses públicos, então estará atendendo a interesses privados. Assim sendo haverá uma suspensão indireta da interferência na dinâmica da sociedade quando a estrutura institucional de apoio presta-se a finalidade antagônica àquela que motivou a sua existência e assim subtraindo-se forças ao regular apoio as atuações dos agentes políticos em prol da comunidade.

As estruturas institucionais visam dar apoio a atuação dos agentes políticos no entanto sua importância aumenta ou diminui na medida em que a atuação do agente político dependa ou não destas estruturas. Na pratica, e na lógica das disputas políticas dentro da sociedade o apoio institucional transforma-se em verdadeiro mecanismo de imposição às limitações advindas das legislações. Uma atuação livre, de agentes políticos naturais, desarmoniza a coexistência entre núcleos de poder. Assim terá à sua disposição os recursos institucionais para a sua atuação se observar limitações e uma, especifica, forma de atuação para atingir a seus fins, mesmo tratando-se de interesses coletivos.

Uma sociedade livre da atuação de agentes políticos em prol da coletividade perderá a sua unidade sua coesão. E assim ver-se-á brotar núcleos de poder independentes tentando subjugar aos demais. Um cenário caracterizado por esta configuração de múltiplas divergências de interesses prenunciará inevitavelmente um colapso conturbado do Estado. Atuações políticas de contenção em prol da sociedade dão unidade para o conjunto, assim deduz-se a nocividade da ausência de estruturas institucionais, suas inexistências, desvios de suas finalidades. Também vem a ser altamente nociva a coibição da atuação do agente político ou privilegiar-se atuações diversas das de interesse público com apoio das estruturas institucionais.

Situação de igual nocividade vem a ser aquela em que há grupos cujo único objetivo venha a ser o de preservar seus privilégios com a utilização das estruturas institucionais. Esta disposição de poder privado sob o controle de certo núcleo de interesses diversos ao dos coletivos gera uma redefinição estrutural da população em que será inevitável a criação de um enorme perímetro à margem deste domínio elitista que se utilizando das estruturas institucionais torna-se imbatível na manutenção de sua hegemonia.

Estas estruturas com todas as suas disponibilidades financeiras, humanas e materiais acabam assim sendo utilizadas para desarticular quaisquer interesses aos seus, divergentes, até mesmo aos coletivos que deveriam ser absolutamente priorizados.

Concluo assim, que a finalidade publica das estruturas de apoio deverá ser concretizada e protegida de qualquer desvio, interferência ou obstáculo a livre atuação daqueles que devem ter os seus apoios. A sociedade assim deve ser sensível e possuir mecanismos para evitar que núcleos de interesses particulares apropriem-se destas estruturas institucionais, pois isto trará grandes prejuízos para a organização da sociedade.





0 التعليقات:

إرسال تعليق

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!