Escola particular é para pessoas de alto poder aquisitivo então estes freqüentam escolas particulares; Já a escola pública é para pessoas de baixo poder aquisitivo, então pobres é que freqüentam escolas públicas.
Existem métodos para aumentar o desempenho dos alunos em que a estimulação eletromagnética viria a ser aquele que torna o individuo um superdotado durante e ate após duas horas o tempo em que estiver submetido a este equipamento. Quem tem condições econômicas para ter a disposição esta tecnologia, então acabam ingressando com muita facilidade em universidades muito concorridas por serem gratuitas para que pobres possam acessar o ensino superior,pois acabam aprendendo muito mais com habilidades cognitivas especiais.
Assim o pobre acaba por ter que pagar as altas mensalidades, endividando-se com bancos que não perdoam devedores e nem seus familiares para manterem-se em universidades particulares cujos donos são pessoas da elite econômica, aqueles do cérebro bem turbinado e que deixam qualquer pobre para traz.
As cotas de ensino para quem não tem equipamento algum, acaso consiga se desvencilhar do trafico de drogas, da bala perdida, da cultura da pobreza conformada, ou de um desmoronamento de prédios caindo aos pedaços, ajudarão ao pobre a estar aonde deveria estar, a economizar o que precisa para adequadamente se alimentar e viver com dignidade e concluir seus estudos.
De outro lado há aquele pobre que para resguardar seu filho dos riscos inerentes a qualquer pessoa marginalizada acaba por desviar recursos do provimento de sua dignidade para o ensino em escola particular. Todavia a marginalização vem a ser um fenômeno inevitável sempre que um grupo que se julga superior convive com outro que é tido como inferior. Assim um individuo pobre em uma escola de rico poderia ser boicotado na utilização dos mecanismos de tecnologia de ponta, colocando-o num limbo em que não seria beneficiado nem pela tecnologia e nem mesmo pela cota de ensino,saindo assim prejudicado, teria pago a escola particular e teria que pagar o ensino superior em instituição particular.
Este individuo desafortunado mas resistente em manter-se nesta escola particular poderia ver seu filho prejudicado com uma utilização lobotomizante em que se utilizaria fatores radiativos para causar trauma, estressando o aluno qundo estivesse tentando assimilar conteudo em determinada matéria e assim estaria em desigualdade e irreversivemente prejudicado.
Este individuo desafortunado mas resistente em manter-se nesta escola particular poderia ver seu filho prejudicado com uma utilização lobotomizante em que se utilizaria fatores radiativos para causar trauma, estressando o aluno qundo estivesse tentando assimilar conteudo em determinada matéria e assim estaria em desigualdade e irreversivemente prejudicado.
Acredito que a melhor maneira, num primeiro momento, de resolver isto é cobrando de todos indiscriminadamente e desonerando quem realmente não tem condições de pagar posteriormente. Pelo menos enquanto houver este monopólio estratégico e tecnológico nas mãos de uma minoria e posteriormente democratizar estes meios tecnológicos para que todos tivessem em pé de igualdade.
Adicionalmente julgo ser de enorme importância a divulgação destes métodos para que possamos avaliar seus riscos e fiscalizara sua adequada utilização bem como se não estaria ocorrendo alguma discriminação na utilizaçãodestatécnica.
Abaixo apresento texto extraidoda internet sobre a estimulação transcraniana.
http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/6669.htm
61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
ELICIANDO HABILIDADES COMO AS DA SÍNDROME DE SAVANT POR ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA
Claudia Aparecida Valasek 1
Paulo Sérgio Boggio 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Estudos recentes mostram que é possível induzir habilidades cognitivas não-usuais, como aquelas observadas em pessoas com diagnóstico de Síndrome de Savant em voluntários saudáveis pela estimulação magnética transcraniana (EMT). Além disso, outra técnica de estimulação cerebral não-invasiva vem ganhado destaque em função de seu baixo custo, facilidade na aplicação, e efeitos neuromodulatórios; trata-se da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Nessa perspectiva este estudo teve como objetivo investigar a possibilidade de investigar habilidades tipo-savant em sujeitos saudáveis com a ETCC.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo duplo-cego, placebo, randomizado no qual 30 participantes, com idade entre 18 e 22 anos receberam um dos tipos de estimulação (ETCC esquerda, ETCC esquerda/direita, ETCC placebo) e realizaram os seguintes testes: memória conceitual X Literal, leitura de provérbios, contagem de letras e percepção de erros em figuras durante as sessões de estimulação e após o término destas.
RESULTADOS:
Observaram-se como resultados significativos: menor número de erros por associação semântica na tarefa de Memória Conceitual X Literal ETCC esq/dir e ETCC esq quando comparadas com a ETCC placebo; após a estimulação, os participantes que receberam a ETCC esq ou ETCC esq/dir localizaram a palavra duplicada no provérbio 1 mais rapidamente do que aqueles da ETCC placebo; nos três tipos de estimulação os participantes tiveram desempenho melhor no teste de Figuras após a ETCC quando comparado com a aplicação durante a ETCC; nos três tipos de estimulação os participantes tiveram desempenho melhor no teste de Contagem de Letras após a ETCC quando comparado com a aplicação durante a ETCC.
CONCLUSÃO:
Este estudo traz contribuições importantes sobre o funcionamento de habilidades como memória conceitual X literal e percepção de erros em tarefas de leitura. Pode-se verificar que a ETCC é eficaz em modular a atividade cerebral e interferir no desempenho de funções cognitivas específicas. Tais dados aumentam a compreensão de como essas funções são processadas em voluntários saudáveis, mas também das possíveis bases neurobiológicas do funcionamento alterado em patologias como o Autismo ou Síndrome de Savant.
Instituição de Fomento: PIBIC CNPq
Palavras-chave: Síndrome de Savant, estimulação transcraniana por corrente contínua, habilidades cognitivas.



0 التعليقات:
إرسال تعليق